Use e abuse do Inbound marketing para ganhar leads e reter clientes

Mais e melhores clientes? Todos queremos... e podemos conseguir!

62 %

62% das pessoas preferem pesquisar um produto no Google™ do que falar com comerciais.

70 %

70% das empresas vêem como principal prioridade obter mais “pedidos de contacto”.

34 %

34% dos comerciais dizem que transformar leads em vendas é muito difícil.

5 %

5% é em média o máximo de potencial de uma lead em transformar-se em venda.

Sabe o que é o Inbound Marketing?

Dizemos-lhe como é que esta expressão mágica lhe traz mais clientes

Anúncios Adwords Search

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair pessoas ao seu website sem ser de uma forma intrusiva, como o são por exemplo os anúncios tipo pop-up que lhe aparecem em alguns portais ou até os da televisão (Marketing Tradicional)

Exemplo: Estou interessado em comprar uma “máquina de lavar roupa”, o que pode influenciar mais a minha compra?

Pesquisar no Google™ um website que tenha opiniões de clientes e comparações de várias máquinas de lavar roupa?

OU

Casualmente esbarrar num anúncio, num jornal ou num anúncio de TV ou até mesmo um outdoor na rua, sobre uma máquina de lavar, onde o anunciante refere como a melhor do mercado (Marketing Tradicional)?

Deixamos a resposta à sua consideração.

Conheça as 3 fases de compra online dos utilizadores

Saiba passo a passo como é que o nosso modelo EGO se tornou numa estratégia de Inbound Marketing de sucesso

Ao contrário dos outros modelos que se focam nos objetivos dos comerciantes, o nosso modelo foca-se no comportamento do consumidor. Ao perceber o mecanismo do “EGO” estamos a antecipar todos os passos do consumidor.

Fase

Explorar Atrair

Atrair as visitas do nosso público-alvo (personas) para que cada visita seja uma potencial lead qualificada. Para isso ajuda ter um website com bom posicionamento nos Motores de Pesquisa (SEO); ter Anúncios AdWords enquanto o posicionamento orgânico não alcança o TOP1; campanhas nas Redes Sociais (Facebook Ads, Instagram, LinkedIn). Todos estes canais servidos por um denominador comum: Conteúdo. Conteúdo que serve o website (notícias, artigos, blog, ...), landing pages, posts e campanhas das redes sociais.

Fase

Graduar Convencer

Convencer as visitas de que estão no local correto. Para isso o conteúdo desempenha o papel essencial. O conteúdo deve contar uma história que vai respondendo a questões que normalmente o consumidor coloca antes da compra. Deve focar-se nos problemas do cliente. O conteúdo deve apoiar-se nos clientes que já adquiriram o produto/serviço, bem como apresentar-se como uma solução consistente. Os três motes são: Solução ideal – Credibilidade – Consistência.

Fase

Optar Converter

Converter as nossas leads em clientes, através do clique no carrinho de compras ou na assinatura de um contrato de prestação de serviços, por exemplo. Neste momento são relevantes ferramentas de apoio ao cliente, como chats, bots, formulários de contacto. São também muito relevantes conteúdos gratuitos para download, que impulsionam a escolha do cliente, muito relevantes também todas as ferramentas que apoiam o sentido de urgência do cliente, como sendo emails, sms, pop-ups.

Os nossos clientes são os nossos embaixadores

Made2web

"A Made2Web é um parceiro em quem confiamos, pela abrangência e qualidade de soluções na Promoção Digital e Inbound Marketing."

Luis Perdigão, Director de Marketing

Real Vida Seguros

Made2web

"Olá o meu nome é Rosália e sou responsável pela gestão das Clínicas Liberty em Portugal. À semelhança do rápido sucesso obtido em Espanha, pela comunicação que fizemos no digital, procurámos aqui em Portugal também uma agência que nos colocasse diante do nosso potencial cliente onde ele mais está presente, atualmente é nos vários canais online. Porque sabemos que trabalhar o online é muito mais do que dois posts no facebook e três anuncios no google, fomos procurar especialistas na área. Pedimos um sem número de propostas e fizemos varias reuniões. Com a Made2Web sentimos que não era mais do mesmo. Depois de um mês de trabalho conjunto, recebemos já muitos pedidos de contacto, o que nos permitiu ajudar mais de uma centena de novos pacientes. E agora? queremos mais e vamos conseguir."

Rosália Pedrosa, Gestora

Clínicas Liberty Portugal

Made2web

"Tomei conhecimento da Made2Web através da Rute Almeida e foi o despertar, para uma nova forma de comunicar no mundo digital. Desde essa altura, a nossa relação de parceria tem crescido e temos encontrado sempre forma de atingir objetivos empresariais frutíferos para ambas as organizações. Parabéns Made2Web!"

Dora Loureiro

Winsig

Made2web

"Face o reconhecimento do estudo de evolução da WHITE, sou a congratular-vos pelos resultados até ao momento verificados e consciente dos esforços para uma evolução maior. Aproveito uma vez mais para manifestar a nossa satisfação no envolvimento convosco e na leitura dos resultados expectados."

João Branco

White

Made2web

"Não tenho dúvidas de que estão de parabéns, desde sempre reconhecemos as vossas potencialidades no geral, Rui, Rute, Ricardo, Filipe, Paulo, André, Ana etc... "Equipa maravilha". Também estamos contentes com os resultados alcançados, devido ao vosso trabalho."

Miguel Matias

misterius.pt

Made2web

"Já trabalhamos à uns bons anos e sempre tivemos um excelente feedback em todos os serviços prestados, seja do desenvolvimento de uma loja online, até aos serviços de Marketing digital que temos em actividade. Sempre pro activos no que toca a novos desenvolvimentos, resolvem muitos dos nossos problemas e no final as vendas representam o bom trabalho. Aconselho vivamente esta empresa para tudo o que é relacionado com o digital."

Luis Coutinho

Lifenatura – Loja de Produtos Naturais Online

Made2web

"Já tinhamos feito algumas tentativas para optimizar o nosso website (SEO) e nunca sentimos, na prática, as vantagens. Decidimos aceitar a proposta da Made2Web e tentar novamente, mas sem grandes entusiasmos. E desta vez acertámos! Conseguimos que o nosso website chegasse a 3 mil novas pessoas. A visibilidade do nosso website aumentou 180 % em 4 meses. O mais interessante é que esta visibilidade repercutiu-se num real aumento de vendas. Muito Obrigada à equipe da Made2Web!"

Alexandra Vasconcelos

Clínicas Viver

Made2web

"A be-Slim demarca-se no mercado como uma empresa inovadora, ao ser uma Clínica de Emagrecimento 100% online, que tem permitido a centenas de pessoas perder peso e ganhar auto-estima. Temos o orgulho de partilhar esta vitória com a Made2Web, sem a qual esta ideia inovadora não poderia ser real. O meu agradecimento a uma equipa disponível e dedicada, que não coloca barreiras mas sim soluções para que o caminho seja sempre em frente. O sucesso da be-Slim é nosso e vosso."

Isabel Mendonça, CEO

be-Slim

Made2web

"Quando a Made2Web me informou da estratégia SEO para melhorarmos a nossa visibilidade no site, eu aceitei, sem compreender bem o que era, pois confio plenamente neles. A verdade é que em 5 meses, esta estratégia digital da Made2Web aumentou em 56% a visibilidade do meu website https://www.draivonemirpuri.pt/ no Google. Passámos de cerca de 5.000 visitantes para mais de 8.000 visitantes por mês! É um aumento excelente. Muito obrigada Made2Web!"

Dra. Ivone Mirpuri

Clínica Anti-Aging

    Qual a 1º fase de inbound Marketing?

    ATRAIR: Queremos atrair as visitas das pessoas certas e não todas as pessoas que estejam online.

    De que vale termos visitas de 100.000 utilizadores se apenas 100 estão interessados nos nossos serviços?

    Pode atrair as visitas certas ao seu website através dos seguintes canais:

    Motores de Pesquisa

    Motores de Pesquisa

    Quase todos os ciclos de compra começam com uma pesquisa no Google™. É indispensável estar nas primeiras posições, seja nas posições pagas (AdWords) ou nas posições orgânicas (SEO)!

    Blog

    Blog

    O Blog é uma das melhores ferramentas para atrair novos clientes. Com a publicação de artigos conseguimos educar e responder às dúvidas do nosso público, além de nos tornarmos líderes de opinião, o que conduz a aumento de credibilidade junto do cliente e sentimento de lealdade.

    Redes Sociais

    Redes Sociais

    As Redes Sociais ajudam-nos a divulgar os conteúdos certos junto das pessoas certas, em todas as fases do funil de venda.

    Conseguimos ser mais informais e falar diretamente com cada pessoa.

    CPM - Custo por Mil Impressões

    Qual a 2ª fase de Inbound Marketing?

    GRADUAR: Já temos visitas no nosso website? Perfeito, agora temos de as relembrar da necessidade que têm de comprar a nossa solução.

    Remarketing

    Remarketing

    Imagine que tem inúmeras pessoas no seu website mas a taxa de abandono do site, já numa fase avançada de compra é grande. Se assim for, não desperdice esses utilizadores, vamos dar-lhes uma 2ª oportunidade de se lembrarem do seu website. Vamos desenvolver banners atrativos sobre aquele serviço/produto que eles viram no seu website e que ainda lá está à espera de ser comprado. É uma maneira eficiente de atraí-los novamente para o website.

    Formulários de Pedidos de Contacto

    Formulários de Pedidos de Contacto

    Numa estratégia de Inbound Marketing a recolha de contactos/leads é fundamental. Escolher o local do formulário é a chave neste processo. Tem um formulário atrativo e visível que é impossível não preencher? Então agora certifique-se de que coloca o menor número de campos possível mas os suficientes para poder fazer follow-up dessa lead.

    Click to Call

    Click to Call

    É fácil reconhecer aqueles botões com o icon de telefone, em que ao clicar neles despoleta um campo para colocar o seu contacto telefónico. Excelente forma de saltar barreiras de comunicação e não dar trabalho nenhum ao nosso cliente.

    Blog

    Download de Ebook

    O seu cliente não quer comprar ainda? Mas tem interesse no seu produto? ok, que tal recolher contactos de potenciais clientes através do download gratuito de um ebook super interessante e informativo? Em troca só pedimos o nome, email e telefone.

    Chat

    Chat

    Adoramos este suporte. Termos no website um chat visível mas não intrusivo, em que nos colocamos ao dispor do utilizador na hora, é fundamental para que consigamos responder de imediato a dúvidas ou a questões dos clientes.

    Qual a 3ª fase do inbound Marketing?

    OPTAR: O momento derradeiro chegou. O consumidor adicionou o seu produto ao carrinho ou pediu-lhe um orçamento.

    Para garantir que agarra esta lead e a torna num cliente fiel use por exemplo as seguintes ferramentas.

    3ª FASE DO INBOUND MARKETING - OPTAR
    Telefone

    Telefone

    A forma tradicional de pegar no telefone e ligar ao nosso potencial cliente é das melhores. Se efetivamente o cliente deixou o seu contato telefónico, aproveite.

    Remarketing

    Remarketing

    É super importante fazer remarketing nesta fase porque permite cross-selling e upselling.

    Email Automation

    Email Automation

    Se conseguiu o contacto de email do seu potencial cliente, comunique com ele de forma sequencial, atrativa e oportuna, todos os benefícios do seu produto/serviço e fale diretamente para ele - one2one.

    Questionários

    Questionários

    Os questionários enviados (por email) ou feitos (por telefone) a clientes permitem perceber as falhas do seu sistema de venda. E ao mesmo tempo que valoriza a opinião dos clientes, permite-lhe otimizar o processo e aumentar as vendas.

    Benefícios

    Benefícios

    Dê benefícios aos seus clientes se eles promoverem a sua marca, torne-os embaixadores da sua marca, é uma excelente forma de fidelização.

    DIGA-NOS QUAIS OS OBJETIVOS DIGITAIS DA SUA EMPRESA

    Preencha este formulário

    Rute Almeida

    Mude o rumo da sua empresa, tal como mais de 250 clientes Made2Web já o fizeram. Aumente exponencialmente o número de leads e adquira muitos novos clientes. Tudo com o Marketing Digital!

    Rute C.Almeida
    Sales Director, Made2Web Agency

    Entre em
    contacto

    Entre em contacto connosco

    +351 214 106 747

    +351 967 151 555

    Serviço disponível de Segunda a Sexta, das 09h30 às 18h30

    Made2web

    Termos e Condições em matéria de tratamento de dados pessoais

    Fui informado(a) que a entidade responsável pela recolha e tratamento dos meus dados pessoais é a Made2Web - Digital Agency(1), que se compromete a recolher e tratar os meus dados pessoais de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais e demais legislação aplicável nesta matéria.

    Os meus dados pessoais aqui recolhidos têm o objetivo exclusivo de permitir à Made2Web responder ao pedido que estou a submeter pelo presente formulário. Os meus dados pessoais serão conservados pela Made2Web apenas até ao envio da resposta ao meu pedido , exceto se eu consentir o tratamento posterior dos meus dados pessoais para um fim que não seja o deste formulário em específico (ver detalhes mais abaixo).

     

    A Made2Web compromete-se a tratar os meus dados de forma confidencial, a utilizá-los exclusivamente para as finalidades aqui mencionadas, garantindo a segurança dos mesmos, de forma a evitar a sua alteração, perda e tratamento ou acesso não autorizado.

    Os meus dados pessoais, estando na posse da Made2Web, serão legitimamente tratados pela mesma, podendo eu pedir à Made2Web a retificação, apagamento, limitação, oposição e/ou portabilidade de qualquer um dos meus dados pessoais, e podendo tais direitos ser exercidos por e-mail para o endereço: dados.pessoais@made2web.com, sem prejuízo do direito de apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

    Made2web

    Legenda: Imagem representativa dos diferentes objetivos dos formulários da Made2Web, como por exemplo: Pedido de contacto; Pedido de Proposta Orçamental; Pedido de Reunião; Pedido de Envio de Case-studies, Ebooks ou outros; Pedido de inscrição em formações da Academia Made2Web

    Adicionalmente, poderei consentir que os meus dados pessoais sejam tratados pela Made2Web para efeitos de divulgação de campanhas publicitárias e/ou notícias sobre as soluções de Marketing Digital da Made2Web. Esta por sua vez garante-me que, para além dos demais direitos acima referidos, eu poderei opor-me, em qualquer momento, à utilização dos meus dados para fins de marketing e publicidade da Made2Web, não rececionando de imediato mais comunicações desta natureza.

    Os dados pessoais, assim, tratados pela Made2Web têm como fundamento jurídico o consentimento por mim prestado para essa finalidade específica. A Made2Web compromete-se a tratar os meus dados pessoais de forma confidencial, a utilizá-los exclusivamente para as finalidades indicadas, garantindo a segurança dos mesmos, de forma a evitar a sua alteração, perda e tratamento ou acesso não autorizado. Os meus dados pessoais serão armazenados e conservados apenas pelo período necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, desde que não haja oposição, findo o qual os mesmos serão eliminados.

     

     

    (1)Made2Web Digital Agency Unipessoal Lda, pessoa coletiva com NIPC 510751199, com sede na Praça da República, n.º 93, 1.º Dt.º, 2500-798 Caldas da Rainha e com o número de telefone (+351) 214 106 747.

    Made2web Made2web

    Legenda: Imagem representativa de uma newsletter semanal da Made2Web que contém por norma: notícias e artigos de Marketing Digital, conteúdos para download, campanhas de Marketing Digital, entre outras.