Atraia leads e fidelize clientes com Estratégias de Content Marketing

Com conteúdos personalizados em texto, imagem e vídeo, terá maior visibilidade digital, leads qualificadas e novos clientes!

Atraia leads e fidelize clientes com Estratégias de Content Marketing

Marketing Digital de Conteúdos - Rute Almeida, Diretora da Made2Web

O que esperar da nossa Agência especialista em Content Marketing

auditoria

Auditoria aos conteúdos digitais da sua empresa

Conduzimos uma análise de fio a pavio, a toda a comunicação digital da sua empresa e dos seus concorrentes, apurando fragilidades a melhorar e elementos distintivos a manter.

estrategia

Estratégia orientada para os objetivos da sua empresa

Pensamos, desenvolvemos e partilhamos conteúdos digitais, focados nas necessidades das suas buyer personas, orientados para os objetivos comerciais da sua empresa.

conteudo

Conteúdos digitais inovadores e atrativos

Produzimos conteúdos inspiradores e interativos, adaptados à sua audiência, como: vídeos 2D e 3D, infográficos, quizzes, bots, simuladores, artigos, Q&A e case-studies.

especialistas

Equipa de gestão e técnica multidisciplinar

Criamos uma estratégia com uma equipa de vídeo & motion graphics, web designers e web copywriters, apoiada por especialistas em SEO, Campanhas Digitais e Social Media.

web_dev

Desenvolvimento web e otimização da conversão

Publicamos os seus conteúdos nas mais variadas plataformas digitais, otimizadas quer para os motores de pesquisa, como o Google, quer para uma experiência de utilização ótima!

analitica1

Analítica em tempo real e otimização da conversão

Monitorizamos a performance dos conteúdos e otimizamo-los para os objetivos (ex. atrair pessoas ao website, gerar leads em landing pages e converter clientes via email marketing).

Algumas empresas que já cresceram com uma Estratégia de Comunicação Digital

allure axians Cirurgia Vascular Instituto da Prostata realvida topspa wingsys

Agência HubSpot Partner

Hubspot
Hubspot Hubspot Hubspot Hubspot Hubspot Hubspot

Resultados de clientes Made2Web de Content Marketing

Conteúdos Desenvolvidos:

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Problemas

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Tratamentos

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Tipos de Análises

Made2Web

Conteúdos para Blog

Resultados alcançados em 6 meses:

+43%

de visibilidade orgânica

+414%

de sessões orgânicas

0 para 178

marcações de consultas através do website

Conteúdos Desenvolvidos:

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Causas e Sintomas

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Tratamentos

Made2Web

Conteúdos para Páginas de Mitos

Made2Web

Conteúdos para Blog

Resultados alcançados em 12 meses:

+43%

de páginas visualizadas por sessão

+177%

de duração média da sessão

5500

de contactos recebidos

No Marketing Digital diz-se frequentemente que o “Conteúdo é Rei”,
mas, na verdade, o Conteúdo é Tudo!

Um website, um email, um post nas redes sociais, um vídeo, um banner numa campanha... Nada existe sem a criação de conteúdo!
Uma Estratégia eficaz de Content Marketing vai permitir alcançar os seus objetivos e responder às necessidades das buyer personas.

Joana Gândara, Content Marketing Manager na Made2Web

Rute Almeida

Tipos de conteúdos digitais de uma Estratégia de Marketing de Conteúdos

Conteúdo para Websites

Conteúdo para Websites

Produzimos conteúdos sobre serviços e produtos (ou Pillar Pages), conteúdos sobre ofertas específicas (ou Landing Pages) e conteúdos institucionais. Complementados com conteúdos de SEO - as tags html, para uma correta otimização para os motores de pesquisa (meta title e description, headings, image alt text).

Conteúdo para Blogs empresariais

Conteúdo para Blogs empresariais

Desenvolvemos artigos de blog, sobre qualquer tema, focados nas necessidades e perfil da audiência da sua empresa, bem como nas principais palavras-chave de pesquisa. Complementando ainda com páginas de autor ou biografias, que aumentem a sua autoridade, expertise e confiança no Google (E-A-T).

Conteúdo Educativo

Conteúdo Educativo

Efetuamos diferentes formatos de conteúdos educativos, como ebooks, guias, case studies e checklists, nos quais exploramos tópicos em profundidade, oferecendo recursos relevantes e valiosos à sua audiência, aumentando por sua vez a autoridade digital da sua marca na área em que opera.

Conteúdo para Redes Sociais

Conteúdo para Redes Sociais

Desenhamos conteúdos como infográficos, animações, memes, vídeos e imagens “behind-the-scenes”, para as Redes Sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Google My Business. Onde cada conteúdo tem um objetivo (aumentar o engagement com a marca, levar pessoas ao website, gerar conversões).

Conteúdo para Email Marketing

Conteúdo para Email Marketing

Fazemos automações de email e Newsletters (Email Marketing) com a particularidade de serem personalizadas para cada destinatário. As mensagens são cuidadosamente pensadas para fomentar a evolução de cada lead pelas diferentes fases da jornada de compra, bem como a fidelização dos clientes.

Conteúdo de Vídeo

Conteúdo de Vídeo

Criamos vídeos para Estratégias de Video Marketing e Video Sales. Salientamos os vídeos Institucionais, os de testemunhos de clientes e case-studies, os de lançamento de produtos e serviços, os tutoriais e as demos. A produção de vídeo é indoor ou outdoor com uso de drone, quando aplicável.

Conteúdo para Campanhas

Conteúdo para Campanhas

Desenvolvemos conteúdo (imagem, texto e/ou vídeo) para campanhas promocionais no digital. Destacamos os anúncios para os motores de pesquisa (SEA) como Google Ads Search e Display, os anúncios para as plataformas Sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn e os anúncios em formato SMS ou Email.

Conteúdo Interativo

Conteúdo Interativo

Produzimos conteúdos digitais dinâmicos, com o objetivo de promover a interação entre os utilizadores e os websites das empresas. Os quizzes, chatbots, simuladores e Q&A, são conteúdos interativos de sucesso, destacados por contribuir também para melhores taxas de conversão de utilizadores em leads.

Conteúdo de Suporte

Conteúdo de Suporte

Construímos dashboards e reports analíticos personalizados, assim como todo o tipo de conteúdo de suporte à comunicação digital institucional das empresas, como sendo apresentações comerciais e de marketing, brochuras de produtos/serviços e press-releases.

Como é a criação de uma Estratégia de Content Marketing?

Passo 1: Criação do Plano de conteúdos

O primeiro passo é desenvolver a estratégia de acordo com a buyer persona, os objetivos que queremos alcançar e os KPIs mais importantes. Tendo por base essas variáveis, o segundo passo é criar o plano a implementar, onde são definidas as tipologias de conteúdos a desenvolver e o respetivo deadline.

Passo 1: Criação do Plano de conteúdos
M2W
Passo 2: Eleição da Equipa do Projeto

Passo 2: Eleição da Equipa do Projeto

Podem fazer parte da equipa um Content Marketing Manager, que é quem tem a visão estratégica do plano e agrega as peças produzidas, mas também copies, web designers, videomakers, programadores, ou outros. As tarefas são distribuídas e cada interveniente deve saber quais as suas responsabilidades.

M2W

Passo 3: Conceptualização e Produção dos Conteúdos

Criamos o conceito criativo e editorial para os conteúdos que desenvolvemos, em comunhão com as diretrizes dos clientes. Certificamo-nos que qualquer conteúdo, independente do formato utilizado, transmite a mensagem pretendida, adequada quer às Buyer Personas, quer à plataforma digital de destino.

Passo 3: Conceptualização e Produção dos Conteúdos
M2W
Passo 4: Publicação dos Conteúdos cross-media

Passo 4: Publicação dos Conteúdos cross-media

Após criarmos todo o conteúdo da Estratégia de Content Marketing das empresas, prosseguimos para a publicação online, adaptada a cada plataforma. Programamos também os conteúdos de website (por ex. em wordpress) otimizados para os motores de pesquisa e para uma boa experiência dos utilizadores.

M2W

Passo 5: Monitorização e otimização dos Conteúdos

Analisamos com recorrência a performance de todos os conteúdos publicados online, e em interação com os clientes, prosseguimos com a otimização ou nova criação, dos que não alcançaram os objetivos considerados na estratégia e plano de Content Marketing.

Passo 5: Monitorização e otimização dos Conteúdos

Atraia novas leads qualificadas nos melhores canais digitais

O Marketing Digital de conteúdos irá diminuir o esforço comercial da sua empresa, ao incrementar a sua visibilidade online. Assim atrairá de forma certeira leads qualificadas que geram mais novos clientes.

Rute Almeida, Diretora da Made2Web

Rute Almeida

Conheça a equipa que vai trabalhar na sua Estratégia de Content Marketing

Filipe Pequito

Filipe Pequito

Digital Marketing Strategist

  • Estudar e analisar resultados digitais alcançados pela empresa até ao momento;
  • Definir os objetivos SMART e respetivos KPIs;
  • Definir e concretizar as personas a trabalhar na Estratégia de Marketing Digital;
  • Criar uma Estratégia de Marketing Digital com o desenho de um diagrama de engagement, pelas diferentes fases do funil de compra e, pensado nas personas e objetivos a atingir.
Joana Gandara

Joana Gândara

Content Marketing Manager

  • Avaliar os conteúdos atuais do website e de todos os canais digitais onde a empresa comunica, classificando a sua adequabilidade de acordo com a nova estratégia de conteúdos delineada;
  • Fazer um benchmarking e comparar os conteúdos digitais da sua empresa com os da concorrência, detetando novas oportunidades de Content Marketing a explorar;
  • Orquestrar as tarefas delineadas no plano com toda a equipa do projeto, garantindo a coerência da estratégia de conteúdos definida;
  • Pôr em execução o plano de conteúdos cumprindo os timings definidos.
Copywriter

Copywriter

Na Made2Web temos uma base de copywriters especialistas em diferentes áreas de negócio. Ao longo da relação que estreitamos com os nossos parceiros, incentivamos à realização de formações específicas nas áreas de Inbound Marketing, Content Marketing e SEO. Desta forma, conseguimos:

  • Escolher o copywriter que melhor se adequa à área de negócio e desenvolvê-lo especificamente para a empresa em questão;
  • Aplicar as boas práticas de web copywriting em todo o calendário editorial;
  • Desenvolver textos de qualidade para diferentes tipologias de conteúdos;
  • Garantir uma otimização dos conteúdos para os motores de pesquisa.
Tatiana

Tatiana Portugal

Designer de UI / UX

  • Avaliar o potencial de conversão dos formatos dos atuais conteúdos digitais da empresa em detrimento dos da concorrência;
  • Aplicar as boas práticas de UX e UI Design em todas as peças desenvolvidas;
  • Desenhar novos layouts e novos conteúdos digitais em consonância com os objetivos delineados na estratégia, considerando sempre as novas tendências do mercado, a adequação às Buyer Personas e a otimização nas plataformas digitais de destino (Website, Blog, Landing Pages, Redes Sociais, Email...).
Patricia

Patrícia Silva

Video Production Specialist

  • Preparar o script do vídeo em conjunto com a equipa de Marketing Digital de forma a alinhar os objetivos do conteúdo;
  • Fazer a repérage para garantir a preparação do local para filmagens (se necessário);
  • Realizar a captação de som e imagem com material de qualidade (podendo incluir a utilização de drones);
  • Guiar os intervenientes e/ou oradores dos vídeos em conjunto com o Content Marketing Manager, para seguir a ideia criativa e garantir a qualidade do storytelling;
  • Fazer a pós-produção do vídeo e adequar o formato para a plataforma de destino.
Miguel Teixeira

Miguel Teixeira

Web Developer

  • Desenvolver páginas web responsivas como websites, blogs ou landing pages com a correta adequação do conteúdo a diferentes dispositivos e browsers;
  • Criação de ferramentas que melhorem a maneira como os utilizadores vêem e interagem com as páginas;
  • Inserir os conteúdos digitais desenvolvidos nas várias plataformas dos clientes.

Casos de Sucesso de Clientes

Cirurgia Vascular

Clínica de Estética e Saúde

Em apenas 2 anos o website passou de 0 para 203.000 visitas segmentadas de acordo com o público-alvo.

Ecodeal

Gestão Integral de Resíduos Industriais Perigosos

Em menos de 12 meses este cliente conseguiu ter na primeira página do Google mais de 50 palavras-chave.

Clínica dos Ossos

Clínica Médica

Colocámos perto de 2.300 palavras-chave no top 10 do Google em apenas 8 meses, atingindo mais de 7.400 visitas mensais.

Winsing

Empresa de Softwares de Gestão

Em 2 anos, esta empresa passou de 72 para 302 contactos qualificados, através do website.

Made2web

Loja de Artigos de Festas e Magia

Este cliente passou de 581 para 10.176 vendas na sua loja online, após 4 anos de Marketing Digital.

Cirurgia Vascular

Clínica de Estética e Saúde

Em apenas 2 anos o website passou de 0 para 203.000 visitas segmentadas de acordo com o público-alvo.

Ecodeal

Gestão Integral de Resíduos Industriais Perigosos

Em menos de 12 meses este cliente conseguiu ter na primeira página do Google mais de 50 palavras-chave.

Clínica dos Ossos

Clínica Médica

Colocámos perto de 2.300 palavras-chave no top 10 do Google em apenas 8 meses, atingindo mais de 7.400 visitas mensais.

Winsing

Empresa de Softwares de Gestão

Em 2 anos, esta empresa passou de 72 para 302 contactos qualificados, através do website.

Made2web

Loja de Artigos de Festas e Magia

Este cliente passou de 581 para 10.176 vendas na sua loja online, após 4 anos de Marketing Digital.

Perguntas Frequentes sobre Content Marketing

Como funciona um pedido de orçamento para uma estratégia de conteúdo?

Se quiser adotar uma estratégia nova de conteúdos digitais deverá interagir connosco, para, em conjunto, identificarmos algumas informações-chave, para a avaliação do maior número de requisitos a cumprir com o Content Marketing. Por exemplo:

  • Quais são os objetivos (gerais ou específicos) de Marketing ou de vendas a alcançar com uma nova estratégia?
  • Quais têm sido as principais barreiras ao sucesso com a estratégia atual de conteúdos da empresa?
  • Quais os resultados obtidos e em que plataformas digitais?
  • A empresa tem uma equipa especializada na área do Content Marketing?
  • Quais são os maiores concorrentes da sua empresa no digital?
  • Quais são os perfis das diferentes Buyer Personas que irão ser alvo da nova estratégia?

Apurados estes e outros indicadores, estaremos prontos para valorizar o design de uma nova estratégia e plano de Content Marketing, bem como a sua implementação.

A minha área é muito técnica, conseguem escrever sobre ela?

Sim, a Made2Web enquanto agência digital especializada em Content Marketing, conta com uma bolsa de web copywriters freelancers, profissionalizados em temas específicos e tão variados como Seguros, Finanças, Saúde, Bem-estar, Imobiliário, Consultoria, Retalho, Engenharia e projetos, Educação, Desporto, Cultura, entre muitos outros. Asseguramos assim a criação de conteúdos otimizados para qualquer área técnica.

É possível colocarem o conteúdo online ou só o criam?

Sim colocamos, pois colaboramos com os nossos clientes em todas as fases do processo de Content Marketing, desde a conceptualização dos conteúdos, ao seu desenvolvimento criativo e editorial, publicação nas diferentes plataformas e monitorização da sua performance.

Quanto tempo demora o processo de criação de um conteúdo?

O desenvolvimento de uma peça de conteúdo requer tempos diferentes consoante o formato e os requisitos técnicos. Tipicamente o formato de vídeo é o mais exigente, pelo que poderá demorar mais tempo. No entanto a criação de um case-study poderá ser também mais morosa, se exigir por exemplo entrevistas à empresa e aos seus clientes. Por norma, um artigo de blog, uma página para o website, conteúdos para campanhas e emails são mais céleres. Para maior conveniência dos nossos clientes, o tempo de criação de um conteúdo será sempre estimado em fase de orçamentação antes de qualquer adjudicação.

Quando vou começar a ver resultados das ações de Content Marketing?

Em média, os resultados de uma boa estratégia de Content Marketing orgânica atingem o seu pico entre os 6 e os 9 meses. Estratégias de Content Marketing pagas (ou seja, com promoção paga nos motores de pesquisa ou em social media) alcançam os resultados quase de imediato após a sua publicação.

Como é analisada a performance do conteúdo desenvolvido?

Para apurar os ganhos decorrentes das ações de Content Marketing deveremos olhar para as leads e as vendas concretizadas. O bom conteúdo atrai a audiência correta, que por sua vez está mais próxima de converter em leads qualificadas, gerando maior probabilidade de negócio. Alguns indicadores importantes a considerar serão: A percentagem de conversão das leads, a CTR (click through rate), o volume de tráfego ao website, o envolvimento com o conteúdo (partilhas e comentários nas redes sociais), o tempo de permanências no website e o Bounce rate.

Fazem otimizações ao conteúdo se os resultados se mostrarem menos bons?

Como cada ação de Content Marketing tem KPIs e objetivos bem definidos, é fundamental que haja uma avaliação periódica e recorrente dos resultados, para apurar necessidades de otimização, sejam elas no âmbito do conteúdo per si ou no âmbito do tipo de promoção ou plataforma escolhida. Para tal é importante avaliar elementos como a qualidade das leads recebidas, o envolvimento da audiência com o conteúdo e o tráfego ao website.

Que tipo de resultados posso esperar de uma estratégia de Content Marketing?

O Content Marketing custa cerca de 62% menos do que uma ação de Outbound Marketing, ao mesmo tempo que gera 3x mais leads qualificadas. Poderá assim esperar uma elevada poupança face a investimentos anteriores e 3x maior conversão de leads.

Quanto custa fazer uma estratégia de Content Marketing?

Há três tipos de custos no Content Marketing que importa considerar. O 1º prende-se com a definição da estratégia que decorrerá no desenvolvimento do plano. Este passo é fundamental para o alcance de resultados positivos. A estratégia deve ser anual e contemplar revisões trimestrais. O 2º custo relaciona-se com a criação dos conteúdos, varia consoante a dimensão, a tipologia e quantidade dos conteúdos a criar. Por fim, o 3º custo diz respeito à promoção dos conteúdos, tipicamente a ser paga diretamente nas plataformas como o Google, Facebook, LinkedIn e Youtube

Qual é a quantidade ideal de conteúdo que deve ser produzida?

Dizem as boas práticas que deve manter o conteúdo do seu website sempre atualizado, pelo que deve fazê-lo mensalmente; se falarmos de blog pode apostar em fazer 1 artigo por semana; nas redes sociais pode criar entre 2 a 4 posts semanais. Mas estes números podem variar muito, dependendo do seu objetivo e área de negócio.

Peça-nos uma proposta para a sua nova Estratégia de Content Marketing

Entre em
contacto

Entre em contacto connosco

+351 214 106 747

+351 967 151 555

Serviço disponível de Segunda a Sexta, das 09h30 às 18h30